Otimizar rotas de entrega é um dos processos mais importantes para empresas que lidam com logística e transporte de mercadorias.
Fazer uma boa gestão de frotas não só reduz custos operacionais, como também melhora a experiência do cliente ao garantir entregas rápidas e seguras.
Mas como exatamente otimizar essas rotas e quais benefícios isso traz para a sua operação?
Continue lendo este artigo para saber como melhorar sua eficiência logística e facilitar o transporte de mercadorias.
Índice
- O que significa otimizar rotas de entrega?
- Como otimizar rotas de entrega?
- 5 benefícios de fazer a otimização de rotas
- Dicas para otimizar rotas de entrega
O que significa otimizar rotas de entrega?
Otimizar rotas de entrega nada mais é que o processo de planejar e organizar trajetos da forma mais eficiente possível, com o objetivo de reduzir o tempo e os custos envolvidos no transporte de mercadorias, principalmente com combustível.
Na hora de fazer otimização de uma rota, vários fatores devem ser levados em consideração, como:
- A distância entre os pontos de coleta e entrega;
- O tráfego nas vias escolhidas;
- Condições de estrada;
- A capacidade dos veículos;
- O volume e o tipo de mercadoria a ser transportada.
Hoje em dia existem softwares que fazem a otimização da rota automaticamente, facilitando muito o trabalho do gestor de frotas.
Quando a otimização de rotas é feita adequadamente, a empresa consegue reduzir significativamente o tempo gasto em cada entrega, economizar combustível e diminuir o desgaste dos veículos.
Como otimizar rotas de entrega?
A otimização de rotas exige planejamento e o uso de softwares para calcular o melhor trajeto entre diferentes pontos de entrega. Você pode utilizar algumas estratégias e dicas ao fazer a roteirização.
Aqui estão algumas estratégias para otimizar suas rotas de forma eficaz:
Use softwares de roteirização
Atualmente, existem diversas tecnologias que ajudam as empresas a planejar suas rotas de maneira automática e em tempo real.
Esses sistemas levam em consideração fatores como tráfego, fechamento de vias, obras em estradas e até mesmo eventos climáticos e, ajudando os veículos da frota a evitarem esse caminho, acabam otimizando muito o tempo.
Além disso, algumas vezes pode ser que, mesmo que o planejamento tenha sido feito, eles podem recalcular a rota em caso de imprevistos, evitando atrasos.
Agrupe entregas próximas
Uma forma simples e comum de otimizar as rotas, é agrupar entregas que estão em locais geograficamente próximos.
Com isso, você reduz o número de deslocamentos e garante que os veículos cobrem uma menor distância total. Isso ajuda muito na economia de combustível de um veículo e ajuda a aumentar a eficiência.
O que muitas empresas acabam fazendo é começar pelo local mais longe do ponto de distribuição e, na hora de voltar, ir fazendo entregas aos poucos.
Monitore o tráfego em tempo real
Monitorar o tráfego em tempo real é um dos passos mais importante na hora de otimizar as rotas em uma frota, pois ele permite adaptar as rotas em tempo real caso haja algum imprevisto.
Esse monitoramento pode ser feito tanto pelo uso de GPS integrado nos veículos quanto por meio de aplicativos de trânsito, como o Waze ou o Google Maps.
Calcule a capacidade de carga dos veículos
Saber o quanto de carga cada veículo pode transportar e utilizar essa capacidade ao máximo ajuda a diminuir o número de viagens necessárias, evitando que um veículo saia com espaço ocioso, gerando economia para a empresa e redução do desgaste do equipamento.
Defina janelas de entrega
A otimização também passa por estabelecer horários específicos para realizar as entregas.
‘‘Definir as janelas de entrega’’ nada mais é do que definir os horários em que os veículos saem da garagem para começar a entrega, principalmente em áreas urbanas, onde o trânsito pode ser mais intenso em determinados momentos do dia.
Fazendo essa definição, ela pode trazer diversos benefícios para o dia a dia, como a redução de custos, aumento de precisão e velocidade das entregas.
5 benefícios de fazer a otimização de rotas
A roteirização de frotas é provavelmente a tecnologia mais comum usada pelas frotas no dia a dia.
Isso porque, dependendo da situação, ela pode acabar sendo grátis, apenas baixando um bom aplicativo de GPS no celular. Portanto, aplicativos mais robustos, mesmo que pagos, acabam trazendo ainda mais economia para a sua operação.
Porém, em ambos os casos, otimizar rotas de entrega traz benefícios para as empresas, são eles:
- Redução de custos operacionais
O primeiro grande benefício de fazer a otimizar a rota de entrega é a redução dos custos operacionais, como combustível, manutenção dos veículos e horas extras dos motoristas.
Isso porque tornam o trajeto mais rápido e, com rotas mais curtas e eficientes, a empresa economiza em vários aspectos e melhora a gestão do seu orçamento.
- Aumento da produtividade
Com entregas sendo realizadas de forma mais ágil e organizada, a produtividade dos motoristas e da equipe de logística tende a aumentar.Isso permite que a empresa faça mais entregas em menos tempo, aumentando sua capacidade de atendimento.
- Melhoria no atendimento ao cliente
Uma das grandes expectativas dos clientes hoje em dia é a entrega rápida e no prazo combinado e, é esperado que as empresas cumpram com o que o cliente deseja.
Quando uma sua empresa consegue otimizar as rotas, as entregas se tornam mais pontuais e rápidas, o que melhora a experiência do cliente e aumenta a satisfação com relação à transportadora e a empresa contratante.
- Menor impacto ambiental
Veículos acabam percorrendo uma distância menor quando as rotas são otimizadas e consomem menos combustível, ajudando a minimizar o impacto ambiental do transporte de mercadorias.
- Maior controle e visibilidade da operação
Usando a tecnologia como parceira para otimizar rotas, você também obtém maior controle sobre toda a operação logística. Isso inclui visibilidade em tempo real dos veículos, monitoramento do tempo de entrega e capacidade de reagir rapidamente a imprevistos, o que melhora a gestão como um todo.
Dicas para otimizar rotas de entrega
Agora que você já conhece os principais benefícios do porque otimizar as rotas para a sua empresa, aqui vão algumas dicas extras que podem ajudar a melhorar a eficiência da sua operação logística:
Invista em tecnologia de geolocalização
Embora tenha as versões que podem funcionar gratuitamente, a tecnologia de geolocalização de forma paga é uma grande aliada para acompanhar o deslocamento dos veículos em tempo real e ajustar as rotas conforme necessário.
Estes sistemas disponibilizam gráficos e planilhas que te ajudam a entender pontos a melhorar em cada operação e saber o desempenho de cada motorista.
Além disso, a maioria deles também utiliza GPS e ajuda a prever atrasos e sugerir rotas alternativas, quando necessário.
Avalie regularmente as rotas
O processo de otimização deve ser contínuo, pois as rotas e opções podem sempre mudar. Portanto, revise as rotas utilizadas com frequência, também levando em conta mudanças no trânsito, no fluxo de entregas e até no perfil dos clientes. Isso garante que a sua operação esteja sempre ajustada às melhores práticas.
Mantenha a frota em bom estado
Manter os veículos em boas condições reduz o risco de quebras e problemas mecânicos, evitando interrupções nas entregas e prevenindo atrasos, mesmo que não esteja diretamente relacionado à roteirização. Além disso, a manutenção regular dos veículos também garante que eles operem de forma eficiente, otimizando o consumo de combustível.
Integre sua logística a outros setores
A logística de entrega não deve ser uma operação isolada dentro da empresa. Lembre-se que toda a empresa é um time e, para que a empresa tenha um bom funcionamento, é melhor que as áreas funcionem em sintonia.
Integrando a sua operação logística com o departamento de vendas, por exemplo, pode ajudar a prever picos de demanda e ajustar a quantidade de veículos disponíveis para atender melhor os clientes.
Utilize feedback dos motoristas
Mesmo que o gestor de frotas tome conta da operação, os motoristas, que estão no dia a dia, têm um amplo conhecimento sobre as rotas.
Ouvir esses motoristas pode ajudar a identificar gargalos e oportunidades de melhoria que podem não ser visíveis apenas pela análise dos sistemas.
Frota 162 – O seu parceiro ideal na Gestão de Multas
Diminuir os custos na operação é um ponto importante para qualquer gestor de frotas. Foi pensando nisso que a Frota 162 fez um sistema que ajuda o gestor a diminuir os gastos com multas e a fazer o controle muito melhor do condutor.
Na nossa plataforma, você consegue gerenciar as suas multas do Brasil inteiro com muita facilidade – e o melhor: conseguir desconto de até 40% pagando suas infrações antecipadamente.
Também disponibilizamos o acesso a dashboards e relatórios, te fazendo entender pontos em que você pode melhorar a sua operação e economizar multas ao máximo.Se você está tendo problemas com multas na sua frota e o orçamento tá começando a apertar, clique abaixo e comece a economizar agora: